Horário de Atendimento : Seg. a Sex.: 7h - 12h e 13 - 18h. Sáb.: 8h - 12h
  Contato : (54) 3011-0092

tomografia

Tomografia Computadorizada: saiba por que este é um dos métodos mais seguros e confiáveis para o diagnóstico de diversas doenças

A tomografia computadorizada é um método de exame por imagem que permite a visualização de tecidos, órgãos e ossos. É um exame indolor e sem contraindicações, com exceção das grávidas, que devem recorrer a alternativas como ultrassonografias.

A tomografia é uma ferramenta valiosíssima para auxiliar no diagnóstico de doenças ósseas ou musculares, além de identificar a localização de um tumor, de um coágulo ou de uma infecção.

Este exame utiliza como principal ferramenta a radiação ionizante, tal qual ocorre nos exames de Raio-X convencionais. Essa técnica começou a ser utilizada com finalidade clínica no início da década de 70. Basicamente a radiação ionizante é liberada em feixes no formato de leque, e do lado oposto à fonte ficam posicionados alguns detectores que transformam essa radiação em sinal elétrico, e esse sinal elétrico em imagens propriamente ditas.

Avanços na área da tomografia computadorizada possibilitaram o desenvolvimento de uma nova técnica denominada técnica de varredura espiral (ou helicoidal), a qual torna possível a obtenção de imagens em até 3 minutos.

 

Por que o Método é Confiável?

As imagens obtidas através da tomografia computadorizada são nítidas e possibilitam visualizar inclusive a diferenciação entre os tecidos. As imagens são obtidas na forma de fatias ou cortes.

 

Quais os Principais Tipos de Tomografia Computadorizada?

Os principais tipos incluem a tomografia de tórax, crânio, abdômen, pelve, coluna vertebral, e de membros superiores e inferiores.

A tomografia de tórax é indicada para diagnóstico de disfunções no pulmão e caixa torácica, além de patologias cardiovasculares.

A tomografia de crânio permite visualizar o pescoço, o cérebro, a orelha, os seios e ossos da face, além da mandíbula.

A tomografia de abdômen permite a visualização de vários órgãos em poucos minutos. Esta técnica implica na necessidade de contraste para facilitar a visualização, contraste esse que pode ser administrado por via oral ou endovenosa. Em alguns casos, a tomografia de abdômen poderá ser indicada quando há dificuldade de realização do exame de ultrassonografia.

A tomografia da pelve tem indicação para ambos os sexos, podendo ser indicada de modo conjugado à tomografia de abdômen; em outros casos também pode ser necessário a solicitação de um ultrassom torácico.

A tomografia de coluna vertebral é importantíssima para auxiliar no diagnóstico de patologias posturais. Esta modalidade de tomografia pode ser direcionada para as regiões cervical, lombar, dorsal e lombo sacra.

A tomografia de membros superiores é direcionada para membros como o ombro, braço, cotovelo, antebraço, punho e mão. No caso da tomografia de membros inferiores, os membros envolvidos são a coxa, o joelho, a perna, o tornozelo, o calcanhar e o pé.

 

Dicas de Preparo Para o Exame

A recomendação mais importante é estar com 4 a 6 horas de jejum antes do exame, dessa forma há uma melhor absorção do contraste. Esse tempo varia conforme o local do corpo ao qual a tomografia for direcionada.

Pacientes em uso de certas medicações para o tratamento de diabetes tipo 2 devem suspender o seu uso 24 horas antes e 48 horas após o exame, de modo a evitar possíveis reações na interação com o contraste.

A administração do contraste ocorre por via endovenosa. Contrastes iodados são contra-indicados aos portadores de insuficiência renal grave ou indivíduos com histórico de anafilaxia (reação alérgica grave) prévia.

O contraste não é aplicável para todos os casos, e quando não é aplicável, o preparo pré-exame não é necessário.

Relógios e objetos metálicos devem ser removidos de modo a não interferir no resultado do exame.

 

Dicas Para o Pós Exame

Finalizado o procedimento, é importante saber que o contraste será excretado pelo sistema urinário em até 1 hora e meia. Para facilitar esse mecanismo, é importante manter-se bastante hidratado.

Os medicamentos para controle da diabetes devem ser ingeridos apenas 48 horas após o exame; da mesma forma, pacientes lactantes devem suspender a amamentação durante um tempo estimado de 24 horas.

 

Como é Realizada a Tomografia?

O cliente deita-se na mesa do tomógrafo, e é encaminhado para uma estrutura na qual se localizam os sensores, detectores e geradores de feixes de Raio-X, permanecendo no mesmo durante o tempo necessário.

Na parte frontal, é possível encontrar um painel com diversas opções de comando, tais como altura e movimentação da mesa, angulação e centralização dos feixes. No interior, há um sistema de refrigeração própria, além de motores e projetores de luz, os quais facilitam o posicionamento do cliente.

A tomografia computadorizada é realizada por um técnico de radiologia e requer que o indivíduo examinado fique imóvel, uma vez que qualquer modificação interfere na imagem final produzida.
Para Finalizar

Você pode compreender que o exame de tomografia computadorizada possui uma aplicabilidade bem ampla e é uma importante ferramenta de diagnóstico por imagem. Sua utilização possibilita identificação de inflamações, nódulos, e outras complicações, incluindo os seus estágios de evolução, principalmente referente aos sistemas músculo-esquelético, digestivo e cardiovascular.

Dependendo do tipo de tomografia, haverá ou não indicação de contraste, o tempo de jejum também varia de caso a caso.

Graças ao exame de tomografia computadorizada é possível alcançar diagnósticos cada vez mais precisos. A Verità está sempre trabalhando em prol de oferecer a você excelência tecnológica. Agende o seu exame conosco: (54) 3011-0092

Estaremos aguardando sua visita.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *