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Archive for dezembro 2018

Excessos de final de ano colocam as comemorações e a saúde em risco

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Fartos banquetes, bebidas alcoólicas, refrigerantes, celebrações no trabalho, na família e com os amigos. A ingestão excessiva de alimentos e bebidas alcoólicas é geralmente uma característica das festas de fim de ano (e as vezes se extende para o verão, principalmente no que toca bebidas).

Nas celebrações destes períodos do ano é comum o consumo de pratos gordurosos e sobremesas carregadas de açúcar. Dessa forma, passamos a consumir uma quantidade de calorias maior do que a habitual.

Além disso, também é bastante comum o aumento no consumo de bebidas alcoólicas.

Mas você sabia que os excessos de final de ano colocam as comemorações e a saúde em risco?

Como o corpo reage aos excessos do final de ano?

É comum acreditar que o único malefício dos exageros de fim de ano é o ganho de peso ou colesterol.

Entretanto, em matéria publicada pela BBC News Brasil, Barry Campbell, gastroenterologista da Universidade de Liverpool (Inglaterra), afirma que os malefícios dos excessos de fim de ano vão além disso.

De acordo com a especialista, as bactérias presentes em nosso sistema digestivo sofrem impactam quando alimentos gordurosos são ingeridos.

Desse modo, se a má alimentação for mantida por um certo tempo, podem ocorrer distúrbios, como uma inflamação intestinal.

Entretanto, esse quadro pode ser evitado se após um dia de exagero for feito um período de alimentação equilibrada.

Excessos de final de ano: outras consequências que colocam a saúde em risco: 

Como dito anteriormente as consequências dos exageros de final vão além de ganho de peso. Veja outros malefícios abaixo:

Intoxicação alimentar

A Intoxicação alimentar é um dos problemas mais comum que acontecem nesse período de mesas fartas.

A complicação é causada pela ingestão de comidas mal conservadas ou alimentos mal lavados.

Visto que, que os alimentos podem estar contaminados por microrganismos (bactérias, vírus, protozoários, etc.), ou substâncias químicas e tóxicas.

A falta de lavagem das mãos antes de comer também pode contribuir para uma intoxicação alimentar.

Excesso de álcool

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é outra realidade que acontece nas festas de dezembro.

São várias as consequências decorrentes do consumo exagerado de álcool, sendo os sintomas da uma ”ressaca” os mais comuns.

De acordo com o CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, a ”ressaca” é uma forma que o organismo encontra para nos lembrar sobre os perigos do consumo excessivo de álcool.

A complicação está associada à intoxicação aguda de álcool, tem início cerca de 6 a 8 horas após o excesso e pode durar até 24 horas.

O mal-estar se caracteriza pela presença de sintomas físicos como: dor de cabeça, náuseas, cansaço, tremores, entre outros.

Da mesma forma, a ”ressaca” também apresenta sintomas mentais, sendo os mais comuns a irritabilidade e a ansiedade.

Não apenas isso, a abundância de álcool também pode resultar em uma desidratação, já que ele causa um efeito diurético.

Além disso, há uma consequência muito grave relacionada ao consumo de álcool e embriaguez: os acidentes de trânsito.

Acidentes Cardiovasculares

Um acidente cardiovascular é certamente a consequência mais séria que pode decorrer devido aos excessos de fim de ano.

A vigilância nos exageros deve ser feita acima de tudo pelas pessoas que possuem pressão arterial elevada e colesterol alto.

Em síntese, o perigo se eleva para essas pessoas devido às doenças cardiovasculares serem agravadas pelo consumo exagerado de gordura, sal e álcool.

Além disso, os excessos podem resultar no aumento da pressão arterial e na formação de placas de gordura dentro dos vasos.

Por consequência podem surgir complicações como o infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Dormir pouco

Nesse período de festas de fim de ano também é frequente que as pessoas passem a dormir pouco.

Não dormir a quantidade de horas necessárias podem deixar o sistema imunológico mais fraco e propenso à doenças.

Do mesmo modo, dormir pouco pode resultar em fadiga e na falta de equilíbrio e concentração.

Dicas para aproveitar as celebrações de fim de ano sem excessos prejudiciais

Em matéria publicada pelo Jornal Extra, o cardiologista Marcelo Luiz Peixoto Sobral, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, destaca que mesmo nessa época de festas não se pode deixar a saúde de lado.

De acordo com o médico, é necessário tomar cuidado com a qualidade e a quantidade de alimentos consumidos, e priorizar o consumo de saladas, frutas e sucos.

Outras medidas simples também podem contribuir para uma passagem de ano sem problemas. Veja abaixo:

Beba com moderação

Não exagere na quantidade de bebidas alcoólicas. Estabelecer uma quantidade  de bebida que será consumida pode ajudar nessa hora.

Entretanto, se exagerou no álcool, não dirija.

Durma bem

Procure manter uma rotina de sono mais adequada e saudável possível.

Diminua a ingestão de gordura e açúcar

Diminua o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcar, e evite também a ingestão de carne vermelhas e pães.

Com essas dicas é possível desfrutar das celebrações de fim de ano sem excessos e com moderação.

E para começar o próximo ano cuidando de sua saúde conte com a Verità, em nossa clínica você vai encontrar diversos tipos de exames médicos à sua disposição.

Além de um atendimento com respeito, excelência e agilidade. Conte conosco!

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Como incluir simples hábitos na rotina pode contribuir para um 2019 mais saudável

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É comum as pessoas criarem metas para o novo ciclo, como um novo ano, por exemplo. De fato, emagrecer e ter uma vida mais saudável são geralmente as mais comuns.

Alcançar um estilo de vida saudável é o desejo de muitas pessoas, pois elas já se conscientizaram que essa é a forma mais adequada para manter a saúde em dia.

Embora, a relevância de manter hábitos de vida saudáveis é geralmente muito mais importante do que pensamos.

Já que, as práticas saudáveis são de extrema importância na prevenção de problemas de saúde ligados ao sedentarismo e maus hábitos alimentares.

Doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e até mesmo o câncer podem ser evitadas com a adoção dessas práticas.

Do mesmo modo, uma rotina saudável também traz grandes benefícios para a mente, combatendo transtornos emocionais como ansiedade e depressão.

Se você também deseja priorizar a sua saúde em 2019, veja nesse artigo como incluir simples hábitos em sua rotina.

Brasileiros estão em busca de hábitos mais saudáveis

Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde indicou que nos últimos anos os brasileiros estão procurando adquirir hábitos para manter uma vida mais saudável. Conforme a pesquisa, a prática de atividades físicas no país aumentou 24,1% de 2009 a 2017.

O levantamento também apontou outros dados positivos: a ingestão de frutas e hortaliças aumentou, enquanto o consumo de refrigerantes caiu.

Esses dados são ótimos e provam que as pessoas estão cada vez mais buscando formas de manter hábitos mais sadios.

Como adquirir novos hábitos? 

De fato, criar novos hábitos não é algo tão fácil assim, mas eles podem ser conquistados por meio da persistência e de pequenas mudanças diárias.

Sendo assim, o modo mais eficaz e fácil de adquirir novos hábitos é implementá-los aos poucos.

Veja abaixo formas simples de incluir hábitos saudáveis em sua rotina.

Hidrate-se

A água é extremamente importante para o corpo humano, visto que em média 70% dele é composto por água.

Além disso, o organismo precisa dela para realizar bem todas as funções vitais.

Para que o corpo supra todas as suas necessidades o recomendado é beber 2 litros de água por dia.

Exercite-se

Incluir a prática de exercícios em seu dia a dia é indispensável para se manter saudável.

E para isso não é necessário passar horas em uma academia, basta fazer pequenas caminhadas de forma regular ou praticar natação.

Atividades simples como: andar de bicicleta, dançar, ou até mesmo passear com o cachorro já são válidas.

Coma mais frutas e verduras

As frutas e as verduras são uma riquíssima fonte de vitaminas, fibras e minerais, além de ajudarem a prevenir algumas doenças.

Dessa maneira, inclua o consumo delas em todas as suas refeições.

Coma fibras

As fibras desempenham um importante papel no nosso organismo, sendo responsáveis por diminuírem a absorção da gordura e do açúcar.

Maçã, pera, aveia e arroz integral são ótimas fontes de fibras.

Troque o refrigerante pelo suco natural

Beber refrigerante é um péssimo ato para a nossa saúde, pois eles estão carregados de açúcar, sódio e produtos químicos.

Dessa maneira, opte pelos sucos naturais que são ricos em nutrientes que trazem benefícios para o corpo.

Evite alimentos gordurosos

Troque as frituras por alimentos grelhados, assados ou cozidos, pois o seu consumo está ligado ao surgimento de doenças como a obesidade, aumento da pressão arterial e diversas outras doenças cardiovasculares.

Também evite em sua alimentação as gorduras trans, como por exemplo, a margarina.

Evite os temperos prontos

Os temperos prontos ou industrializados estão carregados de sal e produtos químicos, e por isso o seu consumo regular pode contribuir para o surgimento de doenças do coração e diabetes.

Sendo assim, troque-os por temperos frescos como alho, cebola e ervas.

Descanse

Tão importante como manter uma alimentação saudável e praticar exercícios é o ato de descansar.

Tire um tempo para fazer coisas relaxantes como ler um livro ou assistir um filme, ou qualquer outra coisa de que você goste.

Durma bem

Dormir bem é um dos fatores mais importante para se alcançar uma vida saudável.

É por meio do sono que o nosso organismo descansa a mente e o corpo. Além disso, o sono contribui para a melhora na disposição, no metabolismo e na prevenção de doenças crônicas.

Faça exames de rotinas

Provavelmente você já escutou aquela frase “prevenir é melhor que remediar”, e não podemos negar essa verdade.

Desse modo, fazer periodicamente exames de rotinas vai contribuir para o alcance da qualidade de vida.

Já que, esses exames permitem que o organismo seja monitorado e assim protegido de uma série de problemas.

E seja qual for o seu sexo e idade, aqui na Clínica Verità você encontra os mais variados tipos de exames preventivos. Em 2019 conte conosco para cuidar da sua saúde.

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