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Archive for fevereiro 2020

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5 Dicas Imperdíveis para Curtir o Carnaval de forma Saudável e Segura

Uma das festas mais esperadas do ano está chegando e é preciso estar com a saúde em dia para conseguir aproveitar o feriado prolongado do carnaval.

Para isso, é necessário ter alguns cuidados como alimentar-se bem, descansar, beber água durante todo o dia, além de outras precauções que devem ser tomadas para que não falte energia nos momentos de folia. 

Seja no bloquinho de rua, nas passarelas das avenidas ou viajando com a família, para garantir que o feriado seja divertido, veja a seguir algumas dicas sobre o que fazer e aproveitar o melhor dessa grande festa sem deixar a sua saúde de lado.

 

1. Alimente-se bem

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é ótimo para a nossa saúde sempre, mas durante o período de carnaval esse cuidado deve ser redobrado, pois passamos mais tempo fora de casa, viajamos, mudamos a rotina e isso tudo pode acabar afetando nosso organismo.

Para aguentar toda essa agitação nosso corpo precisa de energia, por isso, alimente-se bem antes de sair de casa. Seja para pegar a estrada ou para aproveitar os bloquinhos de rua, faça pelo menos uma alimentação leve. 

Para quem for sair cedo, uma boa dica é tomar um café da manhã reforçado. Invista em alimentos ricos em fibras e proteínas, com frutas, cereais, ovos, pão integral e iogurte natural. Outra dica é carregar frutas com você, pois são alimentos fáceis de consumir. Além disso, a frutose te dará energia e a água contida nesses alimentos pode te ajudar na hidratação.

Durante o dia, faça refeições equilibradas com os alimentos que sugerimos a seguir:

  • Frutas – além dos benefícios citados acima, elas possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas o processo de desintoxicação;
  • Vegetais verde-escuros – como a couve, brócolis, rúcula, agrião: Esses vegetais ajudam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado;
  • Alimentos que forneçam energia – assim você terá um pique total no carnaval! Aposte em cereais, arroz e massas, mas se possível, escolha a versão integral desses alimentos;
  • Evite alimentos muito gordurosos – eles demoram mais para serem digeridos e podem causar cansaço e sonolência! Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas.

Lembre-se, ficar muito tempo de estômago vazio pode ser prejudicial a sua saúde!

 

2. Beba com moderação e hidrate-se

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas é a mais importante de todas, por isso, não podemos deixar de falar sobre ela. Se manter hidratado evita insolação, desidratação, tonturas e até a indesejada ressaca.

Procure ingerir de 2 a 3 litros de água durante a folia. Mas se quiser diversificar, aposte em outras bebidas, como a água de coco, isotônicos e sucos naturais.

Quem consome bebida alcoólica precisa saber que ela não mata a sede e pode provocar a desidratação do organismo. Se for consumi-las, faça isso com moderação e se for possível, mantenha a ingestão de água em conjunto. E é importante reforçar aqui os riscos da bebida com a direção, então se for beber, prefira ir de transporte público.

É bom também lembrar que estamos no verão. Passar horas embaixo do sol quente pode aumentar a desidratação e isso somado ao consumo de álcool exige uma hidratação maior. Então, se possível, carregue sempre uma garrafa de água com você. Ela ajudará a regular o funcionamento do seu organismo e te dará disposição para continuar curtindo a folia.

 

3. Use roupas confortáveis

O carnaval acontece na estação mais quente do ano. Geralmente as festas são realizadas durante o dia todo, assim, usar roupas confortáveis pode ser uma ótima ideia para controlar a temperatura do corpo e evitar a transpiração excessiva.
Por isso, antes de cair na folia, experimente as fantasias, certifique-se de que elas irão lhe proporcionar mobilidade. Escolha roupas claras, tecidos leves e use sapatos confortáveis como tênis, que absorvem melhor o suor dos pés evitando também calos e bolhas.
Essas dicas são especialmente importantes para as crianças e para os idosos, que são sempre mais sensíveis ao calor.

E por falar nas altas temperaturas do verão, outra dica importante é a utilização do filtro solar. Ele protege contra câncer de pele, envelhecimento precoce da pele, queimaduras de sol e insolação. Mesmo nos dias nublados, é essencial se proteger dos raios solares. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda utilizar um produto com fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou mais. E lembre-se que, se for cair no mar ou na piscina, é importante reaplicar o produto. Para completar, invista também em chapéus, bonés e óculos escuros.

 

4. Não esqueça de descansar

A empolgação do feriado prolongado faz a gente querer aproveitar ao máximo todos os dias, mas para curtir bem a folia, é necessário descansar! 

Às vezes, a vontade de se divertir é tanta, que deixamos de lado alguns sinais que o corpo nos manda. Por isso, é muito sempre bom respeitar seus limites e perceber determinados sintomas.
Para curtir bem a folia, é necessário dormir pelo menos 7 ou 8 horas por dia, assim seu corpo irá repor as energias e evitará o cansaço. 

Resumindo, descanse, durma bem e respeite  seu corpo. Lembre-se sempre que a sua saúde é muito importante! 

 

5. Cuide-se também depois da folia

Depois que o feriado termina é preciso retomar a rotina.

Mas, se você cuidar bem de sua saúde sempre, você irá aproveitar o carnaval e todas as épocas do ano com tranquilidade e sem prejuízos. 

Que tal aproveitar essa energia e o pique das festividades para começar a praticar atividades físicas? 

Se, como dizem, o ano só começa depois do carnaval, aproveite esse novo início  e coloque os cuidados com você mesmo como meta. Agende suas consultas e exames periódicos, seu corpo vai agradecer!

 

Mais Informações
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Dia Mundial do Câncer: Mitos, Verdades e a Importância do Diagnóstico Precoce

Dia 04 de Fevereiro é o Dia Mundial do Câncer. A data, instituída em 2005 pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é muito importante para conscientizar a população mundial sobre a doença.

O objetivo da campanha é disseminar informações sobre prevenção, compartilhar boas práticas e também, ressaltar a importância do diagnóstico precoce, pois cerca de 90% dos cânceres tem chance de cura quando detectado logo no início.

Para saber mais e conversar abertamente sobre esse assunto, continue com gente!

 

Mitos e verdades sobre o câncer

Só de ouvir a palavra “câncer” muitas pessoas já se enchem de medo, infelizmente existem muitas informações erradas sobre a doença. Por isso, vamos falar aqui sobre alguns mitos e verdades para não restarem dúvidas sobre o assunto.

– Câncer é hereditário
Mito. Em resumo, o câncer é uma alteração genética que se desenvolve ao longo da vida. Existem casos de herança genética, mas são poucos, apenas entre 5 e 10% têm origens hereditárias.

– É contagioso
Mito. O câncer não passa de uma pessoa para a outra. No entanto, alguns vírus como os da hepatite B (fator de risco para o desenvolvimento de câncer de fígado) pode ser transmitido por transfusões de sangue ou uso compartilhado de seringas contaminadas, e também do HPV (principal causa para o câncer do colo do útero), que pode ser disseminado por contato sexual. Ou seja, não é um simples aperto de mão ou um abraço que vai te contagiar.

– Todo tumor é um câncer
Mito. Tumor e câncer não são sinônimos! Existem os tumores benignos, que não são cânceres, tais como certas lesões na pele, alguns tipos de pólipos (crescimentos anormais de tecidos que formam elevações na parede interna de alguns órgãos) e miomas. Já os tumores cancerígenos ou malignos acontecem quando uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada. É preciso estar bem atento a qualquer mudança em seu corpo.

– Câncer de pele tem maior incidência em pessoas acima dos 40 anos
Verdade. Isso acontece porque os efeitos nocivos do sol se acumulam durante a vida, por isso é comum que o câncer de pele apareça após os 40 anos. Aliás, é importante lembrar sempre que for se expor ao sol, o uso de protetor e chapéus para proteger a região da cabeça, do rosto e do pescoço, pois são as áreas mais expostas à radiação solar e é onde câncer de pele ocorre com mais frequência.

– O autoexame das mamas elimina a necessidade de fazer mamografia.
Mito. A American Cancer Society (ACS) recomenda que se realize a mamografia junto ao autoexame e o exame clínico. No Brasil, desde 2010, existe uma lei que prevê a realização de mamografia em todas as mulheres a partir dos 40 anos.

– Amamentar protege a mulher do câncer de mama.
Verdade. Amamentar protege contra o câncer de mama e muita gente não sabe disso. Isso acontece porque quando o bebê mama, as células mamárias produzem leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de desenvolver a doença.

– O câncer não tem cura
Mito. Embora o tratamento seja individualizado para cada paciente e cada pessoa responda de maneira particular às diferentes terapias, o câncer é curável sim! Contanto que diagnóstico seja feito precocemente e o paciente siga os tratamentos de acordo com a orientação médica.

 

Fatores de risco

Alguns hábitos e o estilo de vida adotado pelas pessoas, como o sedentarismo, o tabagismo, o uso abusivo de álcool, podem apresentar fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Em geral, as causas podem ser de natureza ambiental, ou em alguns casos, de herança genética.

Os fatores de risco de natureza ambiental são a maioria, cerca de 80% dos diagnósticos estão relacionados ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. Como o meio ambiente em geral em que vivemos (água, terra e ar), o ambiente ocupacional (indústrias químicas e afins), o ambiente de consumo (alimentos que ingerimos, medicamentos), além do ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida).

A hereditariedade, embora seja apontada por muitas pessoas como fator para o surgimento da doença, apresenta poucos casos atribuídos exclusivamente à ela.
O fator genético exerce um importante papel na oncogênese (genes relacionados com o aparecimento e crescimento de tumores, malignos ou benignos), porém, menos de 10% dos casos de câncer tem somente a origem hereditária. Na grande maioria, eles são somados aos fatores ambientais.

 

Importância do diagnóstico precoce

Identificar o câncer em estágios iniciais é primordial para o tratamento e para isso, o rastreamento é uma ótima estratégia. Trata-se de um conjunto de métodos utilizados nos exames de rotina, determinados para a população que não apresenta sinais ou sintomas de câncer.

Para as mulheres, alguns exames ginecológicos são fundamentais, como o Papanicolaou, que tem o objetivo de prevenir o câncer do colo uterino, e a Mamografia, que deve ser realizada anualmente depois dos 40 anos e pode ajudar no diagnóstico precoce. Já os homens, a partir dos 50 anos, precisam realizar anualmente o exame de Toque e determinação do PSA no sangue (uma enzima com algumas características de marcador tumoral, utilizada para monitorização e controle da evolução de células cancerígenas) para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para ambos, a Colonoscopia é outro tipo de exame de rastreamento, indicado a partir dos 50, para a prevenção do câncer de intestino.

O diagnóstico precoce objetiva identificar pessoas com sinais e sintomas iniciais da doença, sempre priorizando pela qualidade de vida do paciente. A maioria dos cânceres é passível de diagnóstico precoce, por isso é muito importante estar atento aos sinais que o corpo apresenta e realizar as consultas e exames de rotina de acordo com a solicitação médica. Isso possibilitará, em casos de diagnóstico positivo, a realização de tratamentos mais simples e efetivos.

 

Cuidados e prevenção

Educar e informar as pessoas sobre a ligação entre o estilo de vida e o câncer, é o primeiro passo para a prevenção. Inclusive, alguns cuidados são essenciais para a sua saúde em geral. Por isso, listamos abaixo medidas simples que irão melhorar a sua qualidade de vida.

Mantenha o peso ideal: estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer e diversas doenças cardiovasculares. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e atividade física.

Tenha uma alimentação balanceada: a alimentação deve ser variada, equilibrada e saborosa. Aposte em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões, pois estes são os principais alimentos protetores do organismo.

Pratique alguma atividade física: caminhe, corra, nade, dance, troque o elevador pelas escadas, leve o cachorro para passear, cuide da casa, brinque com os filhos, não importa qual for a sua escolha, só não pode ficar parado!

Evite a exposição solar das 10h às 16h: proteja-se, use chapéu, guarda-sol, óculos escuros, filtro solar durante qualquer atividade ao ar livre, independente da estação.

O Dia Mundial do Câncer nos faz refletir sobre o que podemos fazer na luta contra ele. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) ressaltam que com pequenas atitudes e mudanças diárias como essas pode prevenir 1/3 dos casos da doença.

Cuidar da sua própria saúde é um ato de amor com você e também com as pessoas que te amam, afinal a saúde é o nosso bem mais precioso. Por isso, previna-se, melhore seus hábitos diários, realize as consultas periódicas e se precisar, agende seus exames de imagem com a gente. Teremos o maior prazer em cuidar de você!

 

 

 

 

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