Horário de Atendimento : Seg. a Sex.: 7h - 12h e 13 - 18h. Sáb.: 8h - 12h
  Contato : (54) 3011-0092

3 dicas infalíveis para cuidar da sua saúde sem deixar de aproveitar bem o Verão!

Estamos nos aproximando do verão! A estação mais quente do ano traz muita energia, calor e diversão, mas para aproveitar ao máximo os dias mais quentes é preciso ter alguns cuidados com a nossa saúde. Afinal, o sol faz bem sim, mas com moderação! 

Alguns cuidados são importantes para que nosso corpo não sofra os efeitos das altas temperaturas, por exemplo: respeitar o tempo e os horários indicados para a exposição ao sol; beber bastante água; cuidar da alimentação. Assim, você poderá desfrutar da estação mais quente do ano sem preocupações.

Temos outras dicas sobre cuidados que você precisa ter no verão para aproveitar a estação de maneira saudável, falaremos tudo neste artigo. Confira a seguir!

 

1. Não esqueça da hidratação!

Que beber água é muito importante para a nossa saúde, todo mundo já sabe, certo!? Mas você sabia que no verão, se hidratar tem ainda mais importância?
Isso acontece porque nos dias de calor intenso eliminamos mais líquido pela transpiração e pela urina e, com isso, acabamos perdendo também sais minerais como ferro, cálcio, zinco, cobre, fósforo e magnésio, que são nutrientes importantes para a regular a pressão sanguínea. Pessoas desidratadas apresentam volume de sangue abaixo do normal, o que pode atrapalhar o funcionamento do coração. 

A falta de água no corpo pode causar também fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga. Por isso a dica é: tenha sempre uma garrafinha de água ao alcance de suas mãos! Beber pelo menos 2 litros de água por dia nessa época do ano é fundamental. Mas se achar que é demais, você pode suprir essa necessidade do seu organismo com outras fontes, como frutas e legumes, que tem uma boa quantidade de água e sais minerais e também com sucos, água de coco, leite, chás e sopas.

Vale lembrar que bebidas com muita quantidade de açúcar, como refrigerantes e sucos artificiais devem ser evitadas. Bebidas alcoólicas devem ser tomadas com moderação, já que o álcool provoca uma maior desidratação no organismo. Por isso, quando for consumir esse tipo de bebida no verão não se esqueça de ingerir bastante água também.

Manter-se hidratado, além de ser ótimo para o nosso organismo também é excelente para garantir uma pele bonita, pois a ingestão de líquidos promove uma hidratação de dentro para fora, super eficaz para evitar o ressecamento e a descamação.

Ou seja: Muita hidratação para não correr o risco de atrapalhar o seu divertimento nesses dias!

 

2. Alimente-se bem

É comum no calor a fome diminuir, mas é muito importante manter uma alimentação regular. Prefira sempre alimentos mais leves e de fácil digestão, e evite comidas gordurosas, pois a digestão fica mais lenta em altas temperaturas.
Frutas, verduras e legumes devem compor sempre a nossa alimentação, ainda mais no verão, esses alimentos são ricos em água, pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais. Veja abaixo mais dicas importantes de alimentação para esta época do ano:

– Coma muitas frutas, laranja, melancia, abacaxi, acerola, carambola, pêssego, pois além de refrescantes, são ricas em minerais, fibras, vitaminas, betacaroteno e também possuem efeito antioxidante que atua no combate aos radicais livres resultantes da exposição solar.  

– Para os lanches entre as refeições principais, uma boa dica é o consumo de castanhas, amêndoas, nozes e amendoim. Estas oleaginosas possuem alto teor de lipídios, que fornecem energia e funcionam como um isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos. Além de serem ricas em selênio e vitamina E, elas ainda atuam como fotoprotetores em nosso corpo, somadas ao uso do protetor solar na pele, ajudam a fortalecer os sistemas de defesa das células, principalmente contra as inflamações e radicais livres gerados pelo sol.

– Na hora de montar seu prato lembre-se de escolher carnes magras, fibras e alimentos com ômega 3, como salmão, sardinha e linhaça. Eles ajudam na melhora de inflamações e, consequentemente, nas manchas da pele formadas pela exposição solar.

É importante também evitar sobrecarregar o organismo com refeições muito pesadas. O ideal é dividi-las em 5 a 6 pequenas porções ao longo do dia. Assim, garantimos o bom fornecimento e distribuição de energia.

Também é importante ficar atento à conservação dos alimentos, pois o calor favorece a proliferação de bactérias que podem provocar intoxicação alimentar. Por isso, quando estiver na praia, em parques ou em clubes, evite consumir comidas que não seja possível comprovar a conservação e as condições de higiene no qual eles foram feitos. Se puder, dedique um tempinho para preparar seu próprio lanche, separe legumes e frutas para a hora que a fome apertar durante o passeio, e não se esqueça de armazenar tudo em um isopor ou bolsa térmica para manter a conservação dos alimentos.

 

3. Proteja sua pele do sol

Muitas pessoas ficam na expectativa pelo verão para bronzear a pele, mas é fundamental tomar alguns cuidados com a exposição solar. Já falamos acima que o sol faz bem à saúde, ele ajuda a produzir vitamina D, melanina, serotonina e regula o sono, mas é preciso respeitar os horários certos para não ter problemas no futuro. Evite tomar sol entre 10 e 16 horas.
Não se esqueça também de utilizar o protetor solar no clube, na praia, em lagos, em rios e também no dia a dia. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é que o protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas para não perder sua eficácia. O mínimo de Fator de Proteção Solar (FPS) indicado  para qualquer tipo de pele deve ser 30, inclusive para peles negras. Para peles muito claras e sensíveis os fatores precisam ser maiores, como o FPS 50.

Outra dica importante é sobre as roupas. Sim! Utilize a moda a seu favor para não sofrer com o calor e também para proteger sua pele. Vista roupas leves e abuse dos acessórios, como chapéus e bonés, pois eles evitam que você seja atingido pelos raios ultravioletas diretamente no rosto e utilize óculos de sol de óticas confiáveis.
Vale lembrar que no verão transpiramos mais, ficamos mais na água e, muitas vezes, continuamos com as roupas molhadas por mais tempo, criando ambientes propícios para a proliferação de fungos, como micoses e a candidíase. Por isso, mantenha seus pés bem secos e evite ficar muito tempo com a roupa de banho molhada.

Seja lembrando de beber de água, se atentando aos horários de exposição ao sol ou se preocupando com a alimentação, estar atento a todos estes cuidados garante que você usufrua do verão com mais saúde.
Cuide-se para aproveitar o melhor da estação mais alegre do ano e continue acompanhando dicas de como cuidar melhor da sua saúde e bem-estar com a Verità!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, podemos ajudar? Fale conosco por WhatsApp agora
Powered by