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5 Dicas Imperdíveis para Curtir o Carnaval de forma Saudável e Segura

Uma das festas mais esperadas do ano está chegando e é preciso estar com a saúde em dia para conseguir aproveitar o feriado prolongado do carnaval.

Para isso, é necessário ter alguns cuidados como alimentar-se bem, descansar, beber água durante todo o dia, além de outras precauções que devem ser tomadas para que não falte energia nos momentos de folia. 

Seja no bloquinho de rua, nas passarelas das avenidas ou viajando com a família, para garantir que o feriado seja divertido, veja a seguir algumas dicas sobre o que fazer e aproveitar o melhor dessa grande festa sem deixar a sua saúde de lado.

 

1. Alimente-se bem

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é ótimo para a nossa saúde sempre, mas durante o período de carnaval esse cuidado deve ser redobrado, pois passamos mais tempo fora de casa, viajamos, mudamos a rotina e isso tudo pode acabar afetando nosso organismo.

Para aguentar toda essa agitação nosso corpo precisa de energia, por isso, alimente-se bem antes de sair de casa. Seja para pegar a estrada ou para aproveitar os bloquinhos de rua, faça pelo menos uma alimentação leve. 

Para quem for sair cedo, uma boa dica é tomar um café da manhã reforçado. Invista em alimentos ricos em fibras e proteínas, com frutas, cereais, ovos, pão integral e iogurte natural. Outra dica é carregar frutas com você, pois são alimentos fáceis de consumir. Além disso, a frutose te dará energia e a água contida nesses alimentos pode te ajudar na hidratação.

Durante o dia, faça refeições equilibradas com os alimentos que sugerimos a seguir:

  • Frutas – além dos benefícios citados acima, elas possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas o processo de desintoxicação;
  • Vegetais verde-escuros – como a couve, brócolis, rúcula, agrião: Esses vegetais ajudam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado;
  • Alimentos que forneçam energia – assim você terá um pique total no carnaval! Aposte em cereais, arroz e massas, mas se possível, escolha a versão integral desses alimentos;
  • Evite alimentos muito gordurosos – eles demoram mais para serem digeridos e podem causar cansaço e sonolência! Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas.

Lembre-se, ficar muito tempo de estômago vazio pode ser prejudicial a sua saúde!

 

2. Beba com moderação e hidrate-se

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas é a mais importante de todas, por isso, não podemos deixar de falar sobre ela. Se manter hidratado evita insolação, desidratação, tonturas e até a indesejada ressaca.

Procure ingerir de 2 a 3 litros de água durante a folia. Mas se quiser diversificar, aposte em outras bebidas, como a água de coco, isotônicos e sucos naturais.

Quem consome bebida alcoólica precisa saber que ela não mata a sede e pode provocar a desidratação do organismo. Se for consumi-las, faça isso com moderação e se for possível, mantenha a ingestão de água em conjunto. E é importante reforçar aqui os riscos da bebida com a direção, então se for beber, prefira ir de transporte público.

É bom também lembrar que estamos no verão. Passar horas embaixo do sol quente pode aumentar a desidratação e isso somado ao consumo de álcool exige uma hidratação maior. Então, se possível, carregue sempre uma garrafa de água com você. Ela ajudará a regular o funcionamento do seu organismo e te dará disposição para continuar curtindo a folia.

 

3. Use roupas confortáveis

O carnaval acontece na estação mais quente do ano. Geralmente as festas são realizadas durante o dia todo, assim, usar roupas confortáveis pode ser uma ótima ideia para controlar a temperatura do corpo e evitar a transpiração excessiva.
Por isso, antes de cair na folia, experimente as fantasias, certifique-se de que elas irão lhe proporcionar mobilidade. Escolha roupas claras, tecidos leves e use sapatos confortáveis como tênis, que absorvem melhor o suor dos pés evitando também calos e bolhas.
Essas dicas são especialmente importantes para as crianças e para os idosos, que são sempre mais sensíveis ao calor.

E por falar nas altas temperaturas do verão, outra dica importante é a utilização do filtro solar. Ele protege contra câncer de pele, envelhecimento precoce da pele, queimaduras de sol e insolação. Mesmo nos dias nublados, é essencial se proteger dos raios solares. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda utilizar um produto com fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou mais. E lembre-se que, se for cair no mar ou na piscina, é importante reaplicar o produto. Para completar, invista também em chapéus, bonés e óculos escuros.

 

4. Não esqueça de descansar

A empolgação do feriado prolongado faz a gente querer aproveitar ao máximo todos os dias, mas para curtir bem a folia, é necessário descansar! 

Às vezes, a vontade de se divertir é tanta, que deixamos de lado alguns sinais que o corpo nos manda. Por isso, é muito sempre bom respeitar seus limites e perceber determinados sintomas.
Para curtir bem a folia, é necessário dormir pelo menos 7 ou 8 horas por dia, assim seu corpo irá repor as energias e evitará o cansaço. 

Resumindo, descanse, durma bem e respeite  seu corpo. Lembre-se sempre que a sua saúde é muito importante! 

 

5. Cuide-se também depois da folia

Depois que o feriado termina é preciso retomar a rotina.

Mas, se você cuidar bem de sua saúde sempre, você irá aproveitar o carnaval e todas as épocas do ano com tranquilidade e sem prejuízos. 

Que tal aproveitar essa energia e o pique das festividades para começar a praticar atividades físicas? 

Se, como dizem, o ano só começa depois do carnaval, aproveite esse novo início  e coloque os cuidados com você mesmo como meta. Agende suas consultas e exames periódicos, seu corpo vai agradecer!

 

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