Horário de Atendimento : Seg. a Sex.: 7h - 12h e 13 - 18h. Sáb.: 8h - 12h
  Contato : (54) 3011-0092 e WhatsApp (54) 99194-0757

cancer-de-mama

Veja como combater o câncer de mama

Uma das doenças mais temidas pelas mulheres, o câncer de mama é o tumor mais comum entre a população feminina no mundo todo.  Depois do câncer de pele não melanoma, ele responde por 25% dos novos casos a cada ano.

A doença é rara antes dos 35 anos, mas atualmente é o tumor maligno que mais causa mortes no Brasil. Ela é resultado da multiplicação descontrolada de algumas células do corpo, e geralmente aparece sob a forma de um caroço ou nódulo palpável.

Alguns tipos de câncer de mama evoluem muito rápido. Por isso, para evitar graves consequências, o diagnóstico precoce é fundamental. Separamos algumas dicas básicas para prevenir e combater o câncer de mama. Confira:

Controlar o peso

A obesidade aumenta o risco de desenvolvimento da doença após a menopausa. Isso acontece porque depois dessa fase a gordura armazenada é usada pelo corpo para produzir hormônios, o que facilita a proliferação das células mamárias. Manter uma alimentação rica em vegetais, frutas e Ômega 3 evitando gorduras e açúcares é uma boa maneira de prevenir a doença.

Praticar exercícios

Pode parecer uma informação genérica, mas o fato é que o aumento da atividade física mesmo em idade avançada reduz em até 20% o risco de câncer de mama. Fazer uma caminhada de 30 minutos pelo menos três vezes por semana já contribui para esse efeito.

Não deixar de amamentar

Quando a mulher amamenta, ela estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios como o estrógeno no sangue. Isso reduz bastante as chances de tumor na região.

Evitar a reposição hormonal

Muita gente não sabe, mas a reposição hormonal para diminuir os sintomas da menopausa pode aumentar os riscos de câncer de mama. Nessa fase, os tecidos ficam mais sensíveis à ação do estrógeno, por isso consulte o seu médico e peça indicação de outros métodos para aliviar o desconforto.

Ficar atenta ao histórico

Algumas mulheres têm um alto risco genético de desenvolver a doença. Assim como o histórico familiar, fatores como a idade – mais comum dos 40 aos 70 anos, menstruação precoce e menopausa tardia devem ser observados. Se a primeira menstruação ocorre por volta dos 10 anos de idade, por exemplo, a produção intensiva de estrógeno vai expor o seu organismo ao hormônio por mais tempo durante a vida.

Fazer o autoexame

A maioria dos tumores de mama não tem sintomas na fase inicial, por isso é muito importante observar qualquer alteração o quanto antes. Sinais como vermelhidão na pele, mudança no formato dos mamilos, secreções e pele enrugada podem ajudar a identificar o problema. Fazer o autoexame apalpando os seios e axilas é a maneira mais simples de achar algum nódulo.

Se você sentir algum caroço, procure um médico, pois é sinal de que a lesão já está grande.

Exames de imagem

Para diagnosticar de forma precoce o câncer de mama e aumentar as chances de cura, é indispensável fazer exames preventivos anualmente a partir dos 40 anos. A mamografia digital é o exame mais eficaz para o rastreamento da doença e a prevenção do estágio avançado. Ela consegue encontrar tumores muito pequenos e reverter o quadro da mama. As chances de cura aumentam em até 90% com o exame.

Outro exame de imagem que ajuda a identificar o câncer de mama é a ultrassonografia. É um método complementar de diagnóstico, capaz de apontar lesões em mamas mais densas, no caso de mulheres mais jovens. Esse tipo de exame também aponta inflamações e cistos, por isso não deve ser realizado de maneira isolada.

Por último, a biópsia guiada do tecido das mamas é o procedimento que irá ajudar a equipe médica a definir se as células identificadas nos outros exames são tumorosas ou não.

Informação e diagnóstico precoce são as melhores formas de lutar contra o câncer de mama.

Não deixe de agendar o seu exame preventivo. Escolha o melhor dia e clique aqui para enviar a sua solicitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, podemos ajudar? Fale conosco por WhatsApp agora
Powered by