Horário de Atendimento : Seg. a Sex.: 7h - 12h e 13 - 18h. Sáb.: 8h - 12h
  Contato : (54) 3011-0092 e WhatsApp (54) 99194-0757

verità_covid-19

COVID-19: Quais o Melhores Cuidados Para Proteger Você e a sua Família?

Nesta época do ano é comum o surgimento da “temporada das viroses”. Quando o clima fica mais frio e seco as infecções e alergias respiratórias começam a aparecer. Por isso, redobrar os cuidados com a higiene é uma das medidas necessárias para evitar a propagação de diversos vírus. Além de diminuir o número de casos de doenças respiratórias, estas medidas podem ajudar a evitar também a propagação do novo coronavírus.

E esse momento exige cuidados especiais com a nossa saúde e com a saúde das pessoas do nosso convívio: família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho. Se todos nós nos cuidarmos, passaremos por este momento com tranquilidade.

Por este motivo, estamos com os nossos atendimentos interrompidos por um tempo, nossos médicos e colaboradores estão na linha de frente, concentrando seus esforços no atendimento aos pacientes do Hospital Beneficente de São Carlos e Pronto Atendimento da Unimed, mantendo ativo nosso serviço essencial.

Entenda mais sobre o COVID-19 e aprenda como se proteger, continue a leitura!

 

O que é o coronavírus?

Os coronavírus são uma família viral que se manifestou pela primeira vez em meados de 1960. Eles receberam este nome por terem formato semelhante ao de uma coroa.
Geralmente, as infecções causadas pelos coronavírus menos complexos causam doenças respiratórias que se assemelham a um resfriado. Por este motivo, a maioria das pessoas podem se infectar com os coronavírus comuns ao longo da vida e nem tomar conhecimento.

Alguns vírus desta família podem causar doenças mais severas, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
Recentemente, conhecemos um novo tipo de coronavírus que vem se propagando rapidamente pelo mundo. Trata-se da COVID-19, sigla em inglês para “coronavírus disease 2019” (doença por coronavírus, 2019). Os primeiros casos da doença foram relatados à OMS (Organização Mundial de Saúde) em 31 de dezembro do ano passado. Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço, tosse seca e em casos mais graves, ela pode causar infecção respiratória grave como a pneumonia.

Algumas pessoas podem não apresentar sintomas ou apresentar sintomas leves e a maioria delas (cerca de 80% ou mais) se recupera sem precisar de tratamento especial. Apenas uma em cada seis pessoas com COVID-19 pode desenvolvê-la em sua forma mais grave. Já foi observado que as pessoas idosas (principalmente acima de 70 anos), as que apresentam doenças crônicas como, pressão alta, doenças respiratórias crônicas, problemas cardíacos, diabetes, problemas renais, fumantes e pessoas com o sistema imunológico comprometido têm maior probabilidade de desenvolver a doença.

Mas apesar da complexidade desse novo coronavírus, medidas preventivas simples podem impedir que ele se propague. Vamos falar mais sobre isso a seguir!

 

Formas de prevenção

A transmissão da COVID-19 pode ocorrer de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva ou muco, expelidos pela boca ou narinas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Desta forma, é preciso tomar cuidado com o contato físico, pois através de um abraço, um aperto de mão ou com o compartilhamento de objetos, a transmissão também pode ocorrer.
Outra forma de contágio pode acontecer ao tocarmos em objetos ou superfícies contaminados por estas secreções e em seguida encostarmos as mãos nos olhos, nariz ou boca.
Por isso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de mantermos uma distância de pelo menos um metro de pessoas com sintomas evidentes.

 

*recomendações do Ministério da Saúde

*recomendações do Ministério da Saúde


Quarentenas, isolamento social em casa e monitoramento de sintomas por um período 14 dias, também fazem partes das recomendações e devem ser medidas adotadas por todos nós para prevenir o avanço da COVID-19 e não sobrecarregar o nosso sistema de saúde. Separamos mais alguns cuidados que você e sua família devem ter para prevenção do coronavírus:

Lave as mãos com água e sabão a cada 3 horas ou com intervalo menor, se julgar necessário. Mas se não conseguir lavar as mãos, o álcool em gel pode ajudar como segunda opção para a higienização. 

Tenha cuidado ao tossir e espirrar, tussa ou espirre em seu braço, entre a região do ombro e do cotovelo ou em um lenço descartável. 

Use máscaras se estiver gripado. Nestes casos elas são indicadas para conter uma grande variedade de vírus que podem se espalhar pelo ar ao tossir ou espirrar. Mas é importante lembrar que se você não está doente, não há a necessidade da utilização de máscaras cirúrgicas.

Evite aglomerações de pessoas. Para isto, o distanciamento social é uma boa medida, o que inclui comportamentos como trabalhar em casa, sair sozinho para lugares essenciais, como supermercados e farmácias, além de evitar o transporte público nos horários de pico.

Cuide de sua saúde mental. Esse tipo de situação pode acabar causando estresse e ansiedade, pois a todo momento surgem novas informações e apesar de ser muito importante ter conhecimento do que está acontecendo, o grande número de notícias pode gerar muita preocupação. Se você sentir que os sites e jornais estão te deixando angustiado, com insônia, o coração mais acelerado, entre outras alterações do seu estado normal, pare, respire fundo, observe os sintomas e faça mudanças, como determinar os momentos do dia para buscar informações consultando apenas fontes de confiáveis.

Além destas medidas, ter bons hábitos como praticar atividades físicas em casa, comer e dormir bem são essenciais para a proteção de seu sistema imunológico. A prevenção é válida para o combate ao Coronavírus e também para tantas outras doenças infecciosas. Comece hoje e leve essas mudanças por toda a  vida toda.

 

#FiqueEmCasa

Diante a esta pandemia, muitas pessoas estão seguindo as orientações das autoridades médicas mundiais e estão desacelerando seus ritmos e readaptando suas rotinas.

Quem tem a possibilidade de ficar em casa, tem percebido mudanças antes imperceptíveis. Apesar de esse momento mais recluso ter seus desafios, devemos aproveitar a oportunidade para organizar e executar com calma as tarefas do dia a dia.
O momento também é favorável para a sua saúde. Mantenha sua rotina alimentar, faça uma adaptação das atividades físicas e cuide de sua saúde mental.

A Verità acredita que nós podemos ter o controle sobre isso! Se adotarmos as medidas de prevenção, a propagação do coronavírus será desacelerada. Quanto mais rápido nos cuidarmos, mais rápido voltaremos a nos ver! Vamos juntos?

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, podemos ajudar? Fale conosco por WhatsApp agora
Powered by