Horário de Atendimento : Seg. a Sex.: 7h - 12h e 13 - 18h. Sáb.: 8h - 12h
  Contato : (54) 3011-0092 e WhatsApp (54) 99194-0757

verita_dia_da_felicidade1

Dia Internacional da Felicidade: Sorria Mais e Viva Melhor

Dia 20 de março é o “Dia Internacional da Felicidade” e você sabia que estar feliz é o primeiro passo para estar saudável? 

Não é de hoje que cientistas acreditam e defendem que a felicidade pode ter um efeito positivo em nossa saúde. É fato comprovado que pessoas felizes ficam menos doentes. E a condição não está associada a dinheiro, mas sim a outros diversos fatores que iremos explicar no decorrer deste artigo.

 

Saúde e felicidade

Acredite, ser feliz é uma questão de saúde! Isso acontece porque a saúde emocional está diretamente ligada ao bem-estar físico. Pessoas felizes ficam menos doentes e se sentem mais saudáveis do que aquelas que se nutrem de emoções negativas. Isso foi comprovado em um estudo realizado pela HSPH (Harvard School of Public Health). A professora e pesquisadora que liderou o estudo com mais de 6 mil pessoas,  Laura Kubzansky, aponta que quando temos a habilidade de encarar as adversidades da vida com equilíbrio emocional, conseguimos reduzir, por exemplo, o risco do surgimento de diversas doenças cardiovasculares. Aliás, outros estudos vêm relacionando doenças graves, como o câncer, à depressão e o stress. 

Em contrapartida, trabalhos como o dos Doutores da Alegria, vem reforçando a idéia de que o riso e o bom humor possuem relação direta ao reforço do sistema imunológico.
Com base nisso, alguns hospitais já estão adotando essas novas abordagens multidisciplinares para a melhora de pacientes em recuperação, possibilitando atitudes mais positivas em relação ao tratamento.

 

Hormônios da Felicidade

Assim como ter bons hábitos alimentares ou praticar atividades físicas contribuem para a nossa saúde, ser feliz pode reduzir pela metade a chance do surgimento de diversas doenças.

Isso ocorre pois o nosso cérebro tem a capacidade de liberar os famosos “hormônios da felicidade”: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. O papel deles é produzir alegria, prazer e bem-estar quando realizamos certas atividades, essenciais para a nossa saúde física. Vamos explicar mais detalhadamente qual é a função de cada um deles, confira:

Serotonina: é um hormônio que atua na regulação do humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais. Quando este hormônio se encontra em uma baixa concentração, pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade e até mesmo a depressão.
Algumas maneiras simples de obter a serotonina é tomar sol (nos horários recomendados, antes das 11 horas e depois das 17 horas) e praticar atividades físicas que tenham estímulo aeróbico, como a corrida e o ciclismo. 

Endorfina: é uma substância natural produzida pelo cérebro que tem uma potente ação analgésica. Quando liberada, estimula a sensação de relaxamento, bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.
Uma forma natural de liberação deste hormônio é consumindo alimentos picantes, pois eles induzem uma sensação de felicidade. Outras maneiras de obter uma “injeção” de endorfina são: assistir filmes, dançar, cantar e estar com as pessoas que amamos.

Dopamina: é um dos neurotransmissores mais famosos do nosso sistema nervoso. Ela é conhecida como o neurotransmissor do controle motor, da cognição, da compensação, do prazer, do humor e de algumas funções endócrinas.
Como este tem ligação direta à motivação pessoal de cada um, uma melhor maneira de elevar a dopamina é definindo metas de curto prazo, criando objetivos e celebrando quando atingi-los.

Ocitocina: é popularmente conhecida como o hormônio “do amor”, “dos vínculos emocionais” e “do abraço”,  pois está ligada à sensação de prazer, bem-estar e proteção.
Por se tratar dos hormônios dos vínculos emocionais, uma forma simples de obtê-la é construir relacionamentos e confiança com as pessoas e não criar expectativas. Ações como abraçar, dar e receber presentes também ajudam na produção de ocitocina.

Como tudo na vida, o equilíbrio é essencial, portanto para a sua saúde em geral mantenha esse “quarteto da felicidade” sempre nos melhores níveis.

 

Felicidade, saúde e prevenção

Como vimos neste artigo, está mais do que comprovado que a felicidade é um fator fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Pessoas felizes tendem a cuidar mais de si mesmas, a se preocupar com a saúde física e mental, e a melhorar seus hábitos de vida tomando atitudes mais saudáveis.
É importante ressaltar que sorrir frequentemente não faz bem apenas para você, mas também para todas as pessoas do seu convívio. E não tem coisa mais gratificante do que se sentir bem, ao mesmo tempo que fazemos o bem para as pessoas que amamos.

Portanto, aqui fica a nossa dica para você ser mais feliz! Encontre o que te faz sorrir e use esses recursos ao seu favor, conviva com pessoas que te façam bem, pratique atividades físicas, cuide de sua espiritualidade, de seus projetos e principalmente: cuide de você!
Mesmo que haja adversidades em nosso dia a dia, devemos manter o bom humor. A equipe Verità está sempre feliz e pronta para te atender, afinal sua saúde vem sempre em primeiro lugar!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, podemos ajudar? Fale conosco por WhatsApp agora
Powered by