Horário de Atendimento : Seg. a Sex.: 7h - 12h e 13 - 18h. Sáb.: 8h - 12h
  Contato : (54) 3011-0092

DOENÇAS COMUNS QUE PODEM ATINGIR HOMENS NA FASE ADULTA E IDOSOS

doença em homem

Alguns dos maus hábitos do dia a dia dos homens podem acarretar no desenvolvimento de uma série de doenças. Seja por ingerir pouca quantidade de água, beber muita bebida alcoólica, fumar ou até mesmo negligenciar a própria saúde (ficando sem ir ao médico ou realizar exames com frequência), tudo isso pode resultar em diversos problemas.

Tanto adultos quanto idosos estão sujeitos a uma série de patologias que podem ser leves ou mais graves. Doenças cerebrais, cardíacas, respiratórias ou infecções, se não forem tratadas corretamente podem agravar e até podem levar à morte.

Infelizmente há uma parcela dos homens, principalmente idosos, que ainda acha que doença é sinal de fraqueza/fragilidade. Mas deixamos o seguinte alerta: É de extrema importância eliminar esse pensamento! Afinal, o organismo masculino é tão vulnerável quanto o feminino. Cada um com suas particularidades, porém suscetíveis sim à doenças!

DOENÇAS MAIS COMUNS QUE AFETAM OS HOMENS ADULTOS E IDOSOS

Doenças Cardíacas

As doenças cardiovasculares estão em primeiro lugar na lista das causas de morte no Brasil. Elas representam quase um terço dos óbitos! Os principais motivos dessas mortes são: AVC (acidente vascular cerebral), insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio.

Ou seja, a maioria dos homens possui, pelo menos, um fator de risco que facilita o aparecimento dessas patologias.  Por isso, é importante ficar bem atento com: a hipertensão arterial, o diabetes melito, a obesidade, o consumo de bebidas alcoólicas, o fumo, etc.

Tudo isso afeta diretamente a saúde, e se não houver tratamento, podem piorar e até levar à morte!

Doenças do aparelho respiratório

O aparelho respiratório precisa de bastante atenção pois é delicado e diversas doenças podem levar ao óbito. Dentre elas está o Câncer de Pulmão por exemplo, que já é a primeira causa de morte por câncer, segundo o INCA.

Além do Câncer de Pulmão, também são comuns: a Bronquite, a Tuberculose, a Asma, a Doença pulmonar obstrutiva crônica, a Pneumonia, a Síndrome Respiratória Aguda Severa, e muitas outras.

Câncer de Próstata

Essa doença, que geralmente atinge homens acima de 45 anos, ocorre quando as células da próstata se multiplicam de maneira desordenada. E, quanto antes o câncer for descoberto, maiores são as chances de curá-lo.

A doença ocorre, em sua maioria, no público mais idoso, ou seja, acima dos 60 anos. No entanto, os sintomas da doença demoram bastante para se manifestar. Os exames preventivos são o melhor remédio para evitar descobrir a doença em estágios mais avançados (pois as chances de cura se tornam bem menores).

Tumor de testículo

Esse tipo de tumor corresponde a 5% dos casos de câncer entre o público masculino. É considerado preocupante pois ocorre durante a idade reprodutiva do homem, ou seja, entre 15 a 50 anos de idade. Nessa fase, pode ser confundido com o orquiepididimites, que se trata de uma inflamação dos testículos e dos epidídimos.

Por isso, é de extrema importância o acompanhamento regular com o urologista para a realização de exames.

QUAIS EXAMES FAZER?

O ideal é optar sempre pela prevenção de doenças, por isso os homens devem ir ao médico regularmente. E se tiver mais de 50 anos, a frequência precisa ser de, pelo menos, 1 vez ao ano.

Os exames mais comuns são: exames de imagem (como o Raio-x, por exemplo), os exames laboratoriais, o digital retal (mais conhecido como exame de toque). Além de exame de dosagem séria do PSA (Antígeno Prostático Específico, substância produzida pelas células da próstata), e outros exames complementares (se o médico julgar necessário).

A Verità Diagnósticos incentiva e alerta sobre a importância de procurar um médico periodicamente. Possuímos médicos experientes e capacitados para realizar seu exame.

 

Precisa agendar o seu exame? Entre em contato pelo telefone (54) 3011-0092 ou pelo nosso site: http://www.veritadiagnosticos.com.br/agende-seu-exame/.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, podemos ajudar? Fale conosco por WhatsApp agora
Powered by