Horário de Atendimento : Seg. a Sex.: 7h - 12h e 13 - 18h. Sáb.: 8h - 12h
  Contato : (54) 3011-0092 e WhatsApp (54) 99194-0757

verità_festas_fimdeano cuidados

Fim de ano sem estresse: como desfrutar desta época de festividades com saúde

Fim de ano é tempo de comemorações familiares, encontro com amigos, confraternização no trabalho, troca de presentes, amigo secreto, enfim, celebrações não faltam!
Estas festividades são famosas por suas mesas fartas e banquetes caprichados. As tentações são muitas, não é mesmo? E a correria para compras de presentes e planejamento das celebrações? O período pode aumentar muito o nível de estresse e acabar prejudicando a sua saúde.

Por isso, veja neste artigo como aproveitar todas as festas sem excessos e prejuízos para o próximo ano. Confira a seguir!

 

Curta as festividades sem prejudicar sua saúde

É comum nesse período festivo a gente deixar um pouco de lado os cuidados com a nossa saúde. É claro que podemos nos permitir e celebrar por mais um ano, mas as atenções com o nosso bem-estar não podem ser esquecidos.

Para isso, o equilíbrio é o segredo para não cometermos excessos e a alimentação é uma das precauções principais que devemos nos atentar:

– Tenha uma alimentação saudável: sabemos que essa época é cheia de comidas saborosas e manter uma alimentação equilibrada pode parecer um desafio enorme. A dica é: nos dias que antecedem as festas, busque ter uma alimentação saudável com pratos ricos em verduras, legumes e fibras. Já durante as celebrações, monte pratos coloridos e dê preferência para as carnes brancas e magras. Quanto aos doces, saboreie tudo com moderação e abuse das variedades de frutas disponíveis na estação.

– Não esqueça de se hidratar: com o aumento de temperatura nesta época, é super importante cuidar da hidratação do corpo, pois, como já compartilhamos anteriormente sobre os cuidados com a saúde no verão, perdemos mais líquidos e sais minerais nos dias mais quentes. E, nas festas, se for ingerir bebidas alcoólicas, evite a desidratação e os sintomas de ressaca no dia seguinte bebendo bastante água também. Isso vai ajudar no processamento do álcool pelo fígado.

Lembre-se que tudo é permitido desde que haja bom senso! Garanta o seu divertimento! 

 

Desacelere para aproveitar

Junto às festividades, é comum nos depararmos com shoppings e supermercados lotados, ruas cheias e com gente apressada, maior trânsito de carros, diversos convites para confraternizações, organização da ceia, ufa! Com toda essa correria, às vezes, acabamos esquecendo que o final de ano não é um período só para festejar, é também um momento para descansar.

Um estudo realizado pelo ISMA – BR (International Stress Management Association – Brasil), mostrou que o nível de estresse do brasileiro sobe, em média, 70% no mês de dezembro, impressionante, não? Por isso, é muito importante adotar algumas medidas para evitar que isso aconteça com você.

Programe-se: Nessa época do ano, algumas lojas, supermercados e centros comerciais trabalham com horários diferenciados, procure fazer suas compras em períodos de menor movimento.

Planeje: Divida as responsabilidades para não se sobrecarregar na organização das festas. Parece clichê, mas aprender a dizer “não” e saber compartilhar os afazeres são muito importantes para evitar que a diversão se transforme em dor de cabeça.

Mantenha seus hábitos: Não se esqueça de tentar manter a sua rotina de horários. É comum querermos aproveitar o máximo do tempo para resolver as coisas antes que o ano termine, mas é preciso lembrar que nosso corpo precisa manter os períodos de descanso. Não deixe de dormir de 7 a 8 horas por noite.

– Cuide da sua saúde mental: Fazer um balanço de fim de ano é outra questão que vem à tona nesse período. Não se cobre pelas tarefas que não conseguiu realizar, procure destacar todas as conquistas e realizações positivas que deseja levar com você para o próximo ano. 

Desfrute desses momentos! Afinal, já corremos tanto o ano todo, permita-se relaxar durante esse período!

 

Celebre com pessoas queridas

Nessa época do ano, a alegria, gratidão e o amor invadem as nossas vidas. Seja no trabalho, com os amigos ou com a família, a sensação de finalização de um ciclo e a chegada de um novo nos envolve.
E você sabia que desfrutar de bons momentos com pessoas que gostamos também traz melhorias para a nossa qualidade de vida e, consequentemente, para a nossa saúde?
Isso acontece porque as reuniões sociais liberam neurotransmissores como a endorfina, a oxitocina, a dopamina e a serotonina, os chamados hormônios da felicidade que ajudam a regular o humor e a diminuir o estresse e ansiedade.

Portanto, não trate as reuniões de fim de ano como obrigações e nem a comida ou os presentes como o principal motivo das celebrações. Aproveite estes bons sentimentos para se reunir com as pessoas queridas e compartilhar momentos felizes.

Curta as festas e esqueça as preocupações. Manter a mente e o corpo tranquilos são excelentes formas de cuidar de você mesmo em todas as épocas.
E para o finalzinho deste ano e o início do próximo, conte  sempre com a Verità. Boas festas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, podemos ajudar? Fale conosco por WhatsApp agora
Powered by