Horário de Atendimento : Seg. a Sex.: 7h - 12h e 13 - 18h. Sáb.: 8h - 12h
  Contato : (54) 3011-0092 e WhatsApp (54) 99194-0757

cancer-pulmao-verita-diagnosticos-farroupilha

A importância da detecção precoce do câncer de pulmão através do exame de imagem

cancer-pulmao-verita-diagnosticos-farroupilha

Saiba as vantagens de realizar o diagnóstico de câncer por meio dos exames imagiológicos

No campo da medicina, as descobertas tecnológicas vêm trazendo uma série de benefícios na detecção de diversas doenças. E os exames de imagem ganham prioridade nos diagnósticos, principalmente do câncer de pulmão. Além de ser prática, é também uma das formas de diagnóstico que transmite maior precisão e confiança nos resultados.

Dentre todos os tipos de câncer, o de pulmão era um dos mais raros há um século atrás. Porém, o número de casos aumentou consideravelmente, e hoje é um dos que ocorrem com mais frequência. Consequentemente, o índice de mortalidade também possui um valor elevado.

TABAGISMO: O GRANDE VILÃO

Sem dúvidas, o grande causador da doença é o tabagismo. E, apesar das campanhas publicitárias alertarem sobre os malefícios causados pelo cigarro, fumantes e ex-fumantes estão desenvolvendo cada vez mais o câncer de pulmão.

O hábito de fumar é um dos grandes fatores de risco para essa doença extremamente letal. Assim, torna-se responsável por aumentar em 40 vezes a chance de desenvolvê-la em relação aos não-fumantes.

Só na fumaça do cigarro há cerca de 5 mil substâncias. Dentre elas, 50 podem ser consideradas cancerígenas, como o Arsênico, o Amianto e o Níquel, por exemplo. Ou seja, quem convive por perto com fumantes acaba entrando para o grupo de risco, mesmo sem fumar.

A IMPORTÂNCIA DA DETECÇÃO PRECOCE

Diagnosticar a doença em seus estágios iniciais pode aumentar bastante a chance de sobrevida. Segundo pesquisas, essa sobrevida pode chegar a 70% em cinco anos, um número considerado como um grande avanço para a medicina diagnóstica.

Infelizmente esse diagnóstico, nos dias atuais, é feito apenas em estágios mais avançados da doença. Ou seja, a sobrevida diminui consideravelmente e a chance de cura fica bastante limitada.

Tudo isso faz com que passemos a refletir sobre a real importância da mudança de hábitos da população fumante. A comunidade médica promove alertas constantes sobre as vantagens de, antes de tudo, manter uma vida saudável, longe do vício do tabagismo, mas também de se realizar exames com frequência, a fim de detectar doenças o quanto antes for possível.

COMO DETECTAR O CÂNCER DE PULMÃO

O controle e o rastreamento da doença devem ser feitos, se possível, em estágios iniciais. É indicada a realização de exames periódicos pessoas que estão dentro do grupo de risco: pacientes com mais de 55 anos trazendo na bagagem a média de 20 maços de cigarro por ano.

Estudos indicam que a maneira mais eficiente de identificar o tumor é por meio da Tomografia Computadorizada. Esse exame de imagem pode diagnosticar o nódulo ainda em volumes menores, bem como acompanhar o paciente para garantir maior chance de cura.

A tomografia [link] abre a possibilidade para o médico visualizar, de maneira eficiente, lâminas milimétricas de todo o pulmão. Assim, ele consegue medir o volume do tumor, posição e outros fatores que possibilitam um diagnóstico preciso.

Segundo pesquisas médicas, a realização de tomografias anuais já reduziu em 20% o número de mortes causadas pelo câncer de pulmão, o que sem dúvidas é um grande avanço.

Além da Tomografia Computadorizada, também é possível detectar a doença por meio da radiografia de tórax, citologia de escarro e marcadores biomoleculares.

RECOMENDAÇÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste Dia Nacional de Combate ao Fumo a Verità reforça o alerta a todos sobre os malefícios que envolve o tabagismo. Caso você se encontre dentro dos fatores de risco, não hesite em procurar um médico e realizar todos os exames necessários.

Lembre-se que o quanto antes detectar o câncer de pulmão, mais chances de tratamento terá e o risco de morte pode diminuir consideravelmente!

Você tem dúvidas sobre o diagnóstico de câncer de pulmão? Entre em contato conosco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, podemos ajudar? Fale conosco por WhatsApp agora
Powered by