Horário de Atendimento : Seg. a Sex.: 7h - 12h e 13 - 18h. Sáb.: 8h - 12h
  Contato : (54) 3011-0092

cancer-de-mama

Outubro Rosa e o alerta para o Câncer de Mama

Conheça a doença que atinge mulheres cada vez mais jovens.

cancer-de-mama

Estar em dia com a saúde é o principal alerta da medicina diagnóstica à todas as pessoas. E o Outubro Rosa é a principal campanha para a prevenção de uma das doenças femininas mais graves. Ela traz o aviso sobre o Câncer de Mama e a necessidade do diagnóstico precoce.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são 60 mil casos novos estimados por ano. E esse número atinge mulheres cada vez mais jovens. Diante disso, trouxemos uma breve explicação sobre a doença, prevenção, diagnósticos e tratamentos.

 

CONHEÇA O CÂNCER DE MAMA

Esse tipo de câncer, que é o mais comum entre as mulheres no mundo, trata-se de uma consequência da multiplicação de células anormais. E assim, se forma um tumor na mama, que pode se desenvolver rapidamente ou não.

O Câncer de Mama, se diagnosticado precocemente, possui maior chance de sucesso no tratamento. E, como ainda não há uma causa única para a doença, é importante se alertar e realizar exames com frequência.

 

FATORES DE RISCO

Um dos principais fatores de risco é a idade. Dentre cinco pelo menos quatro ocorrem após os 50 anos. No entanto, a doença está atingindo mulheres cada vez mais jovens. Por isso, é necessário realizar autoexames na mama, além da mamografia a partir dos 40 anos de idade.

Outros fatores de risco importantes são a obesidade, principalmente após a menopausa, e o sedentarismo. E também podem ser encontrados casos de câncer de histórico familiar. Ou seja, se for o seu caso, o cuidado deve ser ainda maior.

 

COMO PREVENIR

Uma das maneiras de se prevenir do Câncer de Mama é controlando o peso corporal. E esse cuidado com o peso deve ser ainda maior em mulheres com mais de 40 anos e em fase pré-menopausa. Assim como é fundamental evitar o sedentarismo realizando atividades físicas diariamente.

 

TRATAMENTO

O tratamento é feito principalmente com cirurgias, dependendo do grau e do tamanho do tumor. Outras opções de tratamento são a radioterapia, quimioterapia e medicamentos.

É fundamental dizer que, quanto antes o câncer de mama for descoberto, maiores chances de tratamento estarão disponíveis para a paciente. E a taxa de curabilidade é de 95% se o diagnóstico for precoce.

 

O DIAGNÓSTICO

Segundo pesquisas do Inca, cerca de 66,2% das pacientes descobrem nódulos ou alterações nos seios por meio do autoexame. Para isso, é preciso tornar o toque nas mamas como parte da rotina. Assim, se houver alguma diferença, a paciente conseguirá identificar.

Além disso, a ida ao ginecologista é fundamental para as mulheres. Além de examinar a mama da paciente na própria consulta, ele solicitará exames para a verificação. A Mamografia deve ser realizada anualmente como a principal maneira de diagnosticar a doença.

 

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

A campanha foi trazida para o Brasil em 2008 para alertar às mulheres sobre a importância de se realizar exames preventivos nas mamas. É um incentivo para que a doença deixe de ser vista como uma “sentença de morte” ou incurável.

Com o conhecimento ampliado à população pela rede pública, a doença deixou de ser um tabu. E, dessa forma, os diagnósticos são feitos mais cedo e com muito mais chances de cura.

Dia 19 de outubro é o dia Internacional contra o Câncer de Mama. A Verità Diagnósticos apoia a campanha disponibilizando informações e incentivando o cuidado com a saúde da mulher.

Nós realizamos o exame de Mamografia para a prevenção do Câncer de Mama. Você tem dúvidas sobre exames para o diagnóstico? Entre em contato conosco.

Se desejar agendar a sua Mamografia, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, podemos ajudar? Fale conosco por WhatsApp agora
Powered by