Horário de Atendimento : Seg. a Sex.: 7h - 12h e 13 - 18h. Sáb.: 8h - 12h
  Contato : (54) 3011-0092

Mamografia

Mamografia Digitalizada

Este é o principal exame de rastreamento do câncer de mama, e é utilizado tanto como método de prevenção quanto para obter o diagnóstico, quando já existe a suspeita de anomalias. A mamografia pode detectar a doença em estágios iniciais, aumentando as chances de cura e possibilitando um tratamento menos agressivo.

Como funciona

O exame é realizado com baixas doses de radiação, por um equipamento chamado mamógrafo. Ele comprime a mama rapidamente e permite identificar nódulos, calcificações, alterações de pele, assimetria e outros sintomas. A mamografia digital possibilita uma avaliação mais precisa, principalmente em pacientes jovens ou com mamas densas.

Recomendações

Deve ser feito por mulheres acima de 40 anos, mesmo aquelas que não apresentam sintomas. É recomendado anualmente ou a cada dois anos, sob orientação do seu médico.

Previna-se: manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios regularmente pode reduzir em até 28% os riscos de desenvolver câncer de mama, segundo o INCA.

 


Mamografia com Biópsia Guiada

Este método é indicado quando se observa alguma alteração nas mamas durante a mamografia ou a ultrassonografia mamária. Ele emite um diagnóstico preciso sobre nódulos e lesões, identificando o grau de gravidade. A biópsia é realizada para remover uma pequena amostra de tecido para análise microscópica. O mamógrafo é o aparelho que irá guiar o médico até o local exato da lesão.

Como funciona

A mamografia com biópsia guiada produz as imagens da mama e aponta com precisão o posicionamento para que o médico retire a amostra com uma agulha. O objetivo deste exame é somente o diagnóstico, e na maioria dos casos o resultado é benigno. A análise é fundamental para as decisões do médico quanto ao tratamento, conduta e cirurgias.

Recomendações

É comum sentir desconforto ou dor depois do exame, assim como ocorrência de inchaço e aumento de sensibilidade das mamas. Para pacientes mulheres, recomendamos evitar o diagnóstico no período pré-menstrual.

Faça o autoexame das mamas! Essa é uma forma simples de se prevenir e obter o diagnóstico precoce do câncer.

 

1
Olá, podemos ajudar? Fale conosco por WhatsApp agora
Powered by