Veirtà
7h às 18h - segunda a sexta
8h às 12h - sábado

3 mitos sobre saúde

02/05/2023
imagem ilustrativa para - 3 mitos sobre saúde

Com certeza você já deve ter ouvido algumas coisas que a sua avó e sua mãe relatavam sobre cuidados com saúde, como: sair de cabelo molhado causa resfriado, devemos beber 02 litros de água por dia e comer cenoura melhora a visão. Mas será que isso tudo é verdade? Podemos te afirmar que NÃO. E é sobre isso que vamos conversar no post de hoje.

1) Dormir de cabelo molhado causa resfriado?

Não é o fato do cabelo estar molhado que vai deixar você doente. O resfriado vem através de um vírus. Porém, muitos médicos alertam sobre a importância de secar o cabelo, pois a região da cabeça e pescoço apresenta uma alta vascularização, e, por conta disso, quando essas regiões ficam mais frias (por conta do cabelo úmido), o sangue também fica. Como a garganta localiza-se no pescoço, a temperatura mais baixa diminui a imunidade biológica da região, fazendo com que a garganta ficar mais propensa à entrada de vírus e bactérias. Então, não é o cabelo molhado em si que vai deixar você resfriado, mas ele pode ajudar nesse processo.

2) Devemos beber 02 litros de água por dia, no mínimo?

Com certeza você já ouviu alguém falar a respeito disso. É claro que você precisa ingerir uma quantidade significativa de água por dia. Isso é essencial para o funcionamento do seu organismo. Mas a quantidade que cada indivíduo necessita por dia vai variar por conta de vários fatores, como o tamanho da sua superfície corporal, a temperatura ambiente, o grau de atividade física, o tipo de roupa que o indivíduo usa ao longo do dia, a existência ou não de doenças, consumo diário de sal, etc. Pode ser que você não precise de 02 litros. Mas, talvez, você precise bem mais do que isso.

Então, lembre-se de questionar o seu médico em sua consulta para que ele possa auxiliar você em relação a isso.

3) Comer cenoura melhora a visão?

Não é bem assim. Está certo que a cenoura é rica em vitamina A e a deficiência dessa vitamina causa cegueira. Porém, a vitamina A da cenoura só vai ser eficaz se você tiver deficiência dessa vitamina. Se os seus exames estão em dia e você tem uma alimentação equilibrada, não precisa se preocupar em relação a isso.

 

Cuidar da sua saúde é nossa satisfação!


Serviços médicos LTDA | CNPJ: 10.934.490/0001-57
© Copyright 2024. Verità Diagnósticos - HeH