Veirtà
7h às 18h - segunda a sexta
8h às 12h - sábado

Reumatismo, você sabe o que é?

10/08/2023
imagem ilustrativa para - Reumatismo, você sabe o que é?

Um dos erros mais cometidos pelas pessoas é falar do reumatismo como se fosse uma doença específica. No entanto, reumatismo é a denominação de um grupo com mais de 200 doenças reumáticas. Segundo o ministério da saúde, 12 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de reumatismo.

O termo “reumatismo” é muitas vezes usado de forma genérica para se referir a uma variedade de condições médicas que afetam o sistema musculoesquelético e os tecidos conectivos do corpo.

Um dos reumatismos mais comuns que afeta as juntas, é a artrite reumatoide, que é uma doença autoimune, causadora de inflamações responsáveis por deformidades em articulações e ossos.

Outro caso é a artrose, que desgasta cartilagens da articulação e vai se manifestar entre os 50 e até os 80 anos, sendo que todas as pessoas sofrerão de algum desgaste nas juntas. No entanto, nem todas sentem dores em decorrência da artrose, algumas descobrem sofrer da doença durante exames de imagem sem ao menos sentirem dor.

Os sintomas podem variar, mas frequentemente incluem dor, rigidez, inchaço e limitação de movimento nas áreas afetadas. Além disso, muitas vezes essas condições têm um componente autoimune, onde o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente os próprios tecidos, levando a danos e inflamação crônica.

O diagnóstico e tratamento adequados das doenças reumáticas são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e prevenir complicações a longo prazo, como deformidades articulares e incapacidade funcional.

Os avanços na medicina têm levado a uma compreensão mais profunda das causas subjacentes dessas condições e ao desenvolvimento de tratamentos mais eficazes, incluindo medicamentos imunomoduladores, terapias biológicas e abordagens multidisciplinares que envolvem fisioterapia, exercícios e gerenciamento de estilo de vida.


Serviços médicos LTDA | CNPJ: 10.934.490/0001-57
© Copyright 2024. Verità Diagnósticos - HeH