Veirtà
7h às 18h - segunda a sexta
8h às 12h - sábado
  • Início
  • Blog
  • Você já ouviu falar em síndrome do ovário policístico?

Você já ouviu falar em síndrome do ovário policístico?

04/07/2023
imagem ilustrativa para - Você já ouviu falar em síndrome do ovário policístico?
Apesar do nome ser complexo, essa síndrome não é tão incomum quanto parece. Nada mais é do que um distúrbio endocrinológico caracterizado pelo aumento da produção de hormônio masculino em mulheres. Esse desequilíbrio hormonal merece nossa atenção especial, pois interfere na ovulação e eleva a incidência de cistos, podendo, inclusive, dificultar o processo de engravidar.
Caso você esteja preocupada, sem saber se possui ou não essa síndrome, precisa avaliar os sinais que o seu corpo está dando, como alteração e irregularidade na menstruação. Aumento de pelos em algumas regiões do corpo (que se dá em homens, principalmente) também é um sintoma relatado. Mas, é claro, o diagnóstico correto só será dado após avaliação com o seu médico ginecologista. Por isso, não deixe de consultá-lo uma vez por ano, pelo menos.
– Fertilidade x síndrome do ovário policístico:
 
A síndrome afeta, sim, a fertilidade da mulher, pois ocorre um desequilíbrio hormonal, tendo maior presença de testosterona.
– Obesidade x síndrome do ovário policístico:
 
Mulheres que apresentam grau de obesidade possuem mais probabilidade de sofrer com esse problema. O excesso de peso está diretamente relacionado com irregularidades menstruais.
– Como é feito o diagnóstico?
O seu médico ginecologista pode solicitar uma série de exames para você. Um deles, certamente será o ultrassom para avaliar o aspecto policístico dos ovários. Por isso, converse com o seu médico e, quando ele solicitar exames de imagem, lembre-se que pode contar conosco!

Serviços médicos LTDA | CNPJ: 10.934.490/0001-57
© Copyright 2024. Verità Diagnósticos - HeH